Grandeza Fisica

Grandeza Física

Em física, uma grandeza é o conceito que descreve qualitativa e quantitativamente as relações entre as propriedades observadas no estudo da natureza (no seu sentido mais amplo).
Simplificando, uma grandeza física é a propriedade do objeto passível de medição.
Ex.: t = 10 s; v = 20 m s-1; m = 80 kg.

Classificações das grandezas físicas

Grandezas escalares

Grandezas como o tempo (por exemplo, 10 segundos) ficam perfeitamente definidas quando são especificados o seu valor algébrico (módulo ou intensidade) e a sua unidade de medida.
Estas grandezas físicas são denominadas grandezas escalares.
Exemplos: densidade, pressão, área, potência, energia, temperatura, comprimento, resistência eléctrica, massa, tempo.

Grandezas vetoriais

Outras grandezas, para serem caracterizadas, além de um módulo (valor algébrico), seguido de uma unidade de medida, necessitam de direção e sentido (definido pelo sinal - ou + ).
Exemplos: força, aceleração, velocidade, quantidade de movimento, deslocamento, campo eléctrico e campo magnético.

Grandezas fundamentais

São as grandezas ditas primitivas de que não dependem de outras para serem definidas. São somente sete: comprimento, massa, tempo, intensidade de corrente elétrica, intensidade luminosa, temperatura termodinâmica e quantidade de matéria.

Grandezas derivadas

São definidas por relação entre as grandezas fundamentais.
Exemplos: velocidade, força, potência.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License